2025 marca a transformação de um imóvel histórico no coração de Curitiba em uma das maiores e mais modernas casas de espetáculos do Brasil. O prédio que abrigou por décadas o Cine Lido, inaugurado em 1959, será convertido em um espaço multiuso com capacidade para cerca de 2.500 pessoas. Localizado no Centro da capital, na Rua Ermelino de Leão, entre a Cruz Machado e a Cândido Lopes, o novo Cine Lido promete revitalizar a cena cultural da cidade.
Tradição e inovação cultural em Curitiba
As obras começam em fevereiro, com inauguração no primeiro trimestre de 2026. O espaço resgatará a essência do cinema, unindo tradição, sustentabilidade, tecnologia e inovação.
“A ideia é entregar um equipamento voltado para a cidade, que seja versátil e democrático. Um conceito que Curitiba ainda não dispõe, de um local amplo, extremamente bem localizado, de fácil acesso e com serviços de alto nível em alimentação, bebidas, entre outros”, comenta a empresária Malu Cornelsen, da Planeta Brasil Entretenimento, uma das idealizadoras do projeto.
Liderança experiente no entretenimento
Malu Cornelsen lidera o projeto com Patrik Cornelsen, Gian Zambon e Bruno Neves, da SevenX. O grupo é referência no entretenimento, com grandes eventos e festivais em Curitiba, incluindo shows de Coldplay e Metallica.
“É um projeto que estamos desenvolvendo há alguns anos e que nos motiva também pelo seu simbolismo. Não se trata apenas de recuperar um imóvel histórico ou um cinema icônico, mas também de contribuir para a revitalização do Centro de Curitiba. Estamos chamando o conceito do projeto de ‘renasce uma estrela’”, destaca Gian Zambon.
Parceria para revitalização urbana
Iniciativa 100% privada, o projeto do novo Cine Lido conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba. A recuperação da região central é uma das prioridades do novo prefeito Eduardo Pimentel. O ex-prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, celebrou a iniciativa em uma publicação no Instagram: “O coração de Curitiba vai bombar na Ermelino de Leão”, escreveu Greca, na rede social.
Arquitetura icônica e moderna em Curitiba
Com três andares e 2.000 m², o projeto tem inspiração Art Déco e assinatura de João Uchôa. Ele criou cenografias para Rock in Rio, The Town e espaços como o Bar do Zeca Pagodinho e o Qualistage.
“O perfil multiuso é um grande diferencial do projeto. O Cine Lido poderá receber espetáculos de todos os gêneros, shows nacionais e internacionais de diferentes portes, além de eventos corporativos e sociais de variados tamanhos. Essa versatilidade fará do Cine Lido um espaço único em Curitiba”, exalta Bruno Neves.
Projetos semelhantes já existem e fazem muito sucesso em outras capitais brasileiras, como o Cine Joia, no bairro da Liberdade, em São Paulo, e o Roxy, em Copacabana, no Rio de Janeiro, ambos antigos cinemas transformados em espaços de entretenimento.
História
O Cine Lido foi inaugurado em setembro de 1959 e sofreu uma ampla reforma em 1984, quando passou a contar com duas salas de exibição, o Lido I e o Lido II. No início dos anos 2000, deixou de operar no circuito comercial de filmes.
Agora, a reabertura do imóvel como casa de espetáculos trará também sete bares e inovações como venda antecipada de ingressos e itens de alimentação por biometria, além do uso de inteligência artificial para criar experiências personalizadas para o público. O espaço também contará com um sistema de cashback para eventos.
No coração de Curitiba, o Cine Lido fica a 2 min da Rua das Flores, 5 min do Largo da Ordem e 43 min do Aeroporto Afonso Pena. O acesso é fácil por transporte público e mobilidade. A região conta com vários estacionamentos, incluindo dois ao lado do prédio, com 400 e 700 vagas.
0 comentários