» Início » Destaques Principais » Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa últimas semanas para inscrição

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa últimas semanas para inscrição

por | mar 13, 2025 | Destaques Principais, Eventos, Não Perca!

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM 2025 acontece de 22 a 24 de abril na sede da Epagri, em Videira-SC. A organização recebe inscrições pelo site até 05 de abril, e os participantes devem enviar suas amostras até 14 de abril. “O espaço de degustação profissional da Epagri destaca a excelência na avaliação do vinho brasileiro, reafirmando sua qualidade e diversidade”, afirma Zoraida Lobato, organizadora do concurso.

Jurados brasileiros, incluindo enólogos e jornalistas especializados, provarão as amostras às cegas. O concurso premia os vinhos em três categorias, conforme a pontuação: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata. No Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa, a organização avalia os vinhos por categorias.

Categorias

  • Vinhos Brancos Tranquilos: Os clássicos brancos, ideais para pratos leves e frescos, que trazem leveza e frescor ao paladar.
  • Vinhos Tintos Tranquilos: Elegantes e encorpados, os tintos tranquilos são perfeitos para acompanhamentos como carnes e massas.
  • Vinhos Secos: Para os amantes de vinhos com menos doçura, esses vinhos são equilibrados, com um perfil mais seco e sofisticado.
  • Vinhos Frisantes: Com suas borbulhas delicadas, são refrescantes e ótimos para comemorações e eventos festivos.
  • Vinhos Espumantes: As estrelas das celebrações! Com intensidade nas borbulhas, trazem elegância e sofisticação para qualquer ocasião.
  • Vinhos Filtrados Doces: Para os apreciadores do doce, esses vinhos encantam com sua doçura equilibrada, perfeitos para sobremesas.
  • Jurupingas Mistelas: Uma categoria única, com sabores marcantes, ideais para quem busca algo diferente e ousado.
  • Vinhos Licorosos: Elegantes e intensos, com maior teor alcoólico, trazendo riqueza e complexidade ao paladar.

Segundo os produtores, essa pode ser considerada a melhor safra dos últimos anos. O Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa, desde a primeira edição, vem crescendo e deve alcançar agora na edição de 2025 um aumento de 25% em amostras inscritas vindas de todas as regiões produtoras: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco. “Isso mostra ao mercado nacional o salto de qualidade que esse produto tem apresentado, através de intenso investimento e dedicação por parte de seus produtores”, destaca a executiva.

Sobre o Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa 2025

A realização desse concurso conta com o apoio da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Consevitis RS – Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Fecovinho – Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, do SindVinho – Sindicato da Indústria do Vinho MG, Sindivinho RS, SPVinho, Sindusvinho – São Roque e AGAVI – Associação Gaúcha de Vinicultores.

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa é uma iniciativa que conta com a expertise dos mesmos organizadores do Brasil Selection by CMB – Concours Mondial de Bruxelles que já está na sua 25ª edição.

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM

Data: 22 a 24 de abril

Local: Epagri – Estação Experimental de Videira–SC

Inscrições

www.concursovinhosdemesa.com.br

Inscrições até o dia 05 de abril

Data limite para envio de amostras: 14 de abril

Siga nas redes

@cbvinhosdemesa

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *