» Início » Destaques Principais » Dicas fáceis para a banana não estragar rápido

Dicas fáceis para a banana não estragar rápido

por | mar 24, 2025 | Destaques Principais, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Rica em potássio, magnésio, vitaminas e fibras, ela é versátil e perfeita para diversas receitas, como bolos, pães e sobremesas. No entanto, um problema comum é que ela amadurece e estraga muito rápido. Se você quer aumentar a durabilidade da sua banana, confira essas dicas simples!

Por que a banana amadurece tão rápido?

Assim como a maçã e o abacate, a banana é uma fruta climatérica, ou seja, continua amadurecendo após ser colhida. Isso acontece por causa do gás etileno, liberado principalmente pela pontinha do cacho. Para retardar esse processo, é importante isolar essa parte da fruta.

Como conservar por mais tempo

1. Separe as bananas da penca

Ao chegar com a banana em casa, use uma faca para separar cada fruta da penca, mantendo o cabinho intacto. Depois, cubra a ponta de cada uma com plástico filme ou fita adesiva para reduzir a liberação do gás etileno.

2. Evite calor e umidade

O calor acelera o amadurecimento da banana. Por isso, evite deixá-las em locais muito quentes ou expostas ao sol. Prefira armazená-las em um local fresco e arejado.

3. Guarde na geladeira

Uma boa opção para prolongar a durabilidade da banana é armazená-la na geladeira. A casca pode escurecer, mas a fruta por dentro continua boa para consumo.

4. Congele bananas maduras

Se as bananas já estão bem maduras, uma excelente alternativa é congelá-las. Basta cortá-las em pedaços e armazená-las em um recipiente fechado. Assim, você pode usá-las depois para fazer vitaminas, sorvetes ou bolos.

Com essas dicas simples, você pode evitar o desperdício e manter suas bananas frescas por mais tempo. Da próxima vez que comprar bananas, lembre-se dessas estratégias e aproveite a fruta sem pressa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *