» Início » Destaques Principais » Sabores da Montanha: bruschettas, cafés e bolinhos na 3ª Edição

Sabores da Montanha: bruschettas, cafés e bolinhos na 3ª Edição

por | abr 2, 2025 | Destaques Principais, Festivais, Não Perca!

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O 3º Festival Gastronômico Folha | Sabores da Montanha, realizado neste ano entre os dias 6 de junho e 27 de julho em destinos de inverno dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, servirá como opção para que moradores e turistas possam conhecer a diversidade gastronômica da região durante a temporada de inverno.

A exemplo do ano passado, poderão participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, chocolaterias, produtores artesanais e similares da região da montanha. Os estabelecimentos interessados poderão acessar o site oficial do evento para se inscrever até o dia 18 de maio.

O Festival Gastronômico Folha | Sabores da Montanha se tornou o maior do gênero na Serra da Mantiqueira e em outros destinos de inverno, reunindo estabelecimentos gastronômicos de diversos municípios dos três estados. Em pequenas cidades de Minas Gerais, o festival lidera o calendário turístico.

Conheça alguns pratos

Em São Paulo, São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, é um dos municípios participantes. A cidade se destaca pela gastronomia típica, cultura, história e pela valorização de povos quilombolas. Além disso, abriga a famosa Pedra do Baú, um dos destinos preferidos para turismo de aventura.

Um dos mais tradicionais bares da cidade caprichou em seu carro-chefe do cardápio para participar desta edição do festival. O Bolinho Caipira do Primo (R$ 42,00), do Bar do Tião, idealizado por Fernando Costa, promete, mais uma vez, ser uma das estrelas do evento, por ser produzido com base em uma receita tradicional familiar e por resgatar uma das iguarias mais tradicionais da região.

Sabores

Bolinho Caipira do Primo, do Bar do Tião, produzido com base em uma receita tradicional familiar – Divulgação

Os bolinhos são produzidos com massa de farinha de milho, recheados com carne moída, temperos saborosos, servidos com molho de pimenta. A porção, com 12 unidades, serve até quatro pessoas. Aos finais de semana a casa alegra ainda mais o ambiente, já bem descontraído, com música ao vivo, que executa gêneros que variam entre o samba, rock e música regional.

O Bar do Tião fica na charmosa Praça Monsenhor Pedro do Vale Monteiro, onde as mesas ocupam a área externa. No local, jovens e idosos se reúnem para boas conversas. O público pode degustar bolinhos com drinques da casa, aproveitando o friozinho da Mantiqueira ao ar livre.

“Toscana” brasileira

Considerada pelos amantes do vinho como a “Toscana brasileira”, devido ao cenário digno de filme onde está localizada, também na pacata São Bento do Sapucaí, a Brusquetteria da Villa, da Vinícola Villa Santa Maria participará do 3º Festival Gastronômico Folha | Sabores da Montanha com suas famosíssimas brusquettas especiais, que encantam os visitantes.

Sabores

Brusquettas da Brusquetteria da Villa, da Vinícola Villa Santa Maria – Divulgação

A tábua traz quatro sabores, e o cliente pode escolher entre diversas opções, como Napolitana, Pera com Gorgonzola, Gravilax de Salmão, Creme de Queijo e Frutas Vermelhas, Cebola do Chef, Prosciutto Crudo, Calabresa com Agrião, Legumes & Pesto e Mix de Cogumelos. O chef executivo Roque de Souza Lima Neto assina o menu da Bruschetteria da Villa.

Um dos grandes diferenciais da iguaria é o pão de fermentação natural, produzido artesanalmente na própria vinícola. O processo confere uma textura crocante por fora e macia por dentro, além de um sabor mais profundo e equilibrado.

Essas maravilhas combinam perfeitamente com os vinhos ou sucos Brandina, a marca registrada da vinícola. Antes de saboreá-los, agende um tour para conhecer os vinhedos, a cave e degustar alguns rótulos da casa.

Pausa para o café

Entre os bolinhos caipiras e as brusquettas, que tal experimentar um saboroso, corpado e verdadeiro café, produzido com grãos nobres e selecionados em São Bento do Sapucaí? A Dona Mariquinha Café, localizada na Pousada do Quilombo, mas aberta ao público, possui o mais puro e saboroso café.

Polenta Mole com Ragu de Cogumelo e Afogatto Mariquinha, da Dona Mariquinha – Divulgação

Para o 3º Festival Gastronômico Folha | Sabores da Montanha, a charmosa cafeteria criou um prato especial com café. Vânia Borelli preparou a Polenta Mole com Ragu de Cogumelo e Afogatto Mariquinha. O prato acompanha Café Bourbon exclusivo, sorvete cremoso local e churros assado.

Ela faz a polenta mole com fubá de moinho e ragu à base de sugo, partes de tomates orgânicos, mix de cogumelos locais e ervas finas cultivadas em sua propriedade. Tudo salteado em azeite extra virgem, garantindo ainda mais sabor.

O 3º Festival Gastronômico Folha | Sabores da Montanha é realizado pelo Grupo Sabores, com promoção da Folha de S. Paulo, apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São PauloPortal Hora CampinasPortal Costa NorteRevista Travel for Life e Revista Viaje Mais.

3º Festival Gastronômico Folha | Sabores da Montanha

Data: 6 de junho a 27 de julho de 2025

Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes

Informações / Inscriçõeswww.saboresdamontanha.com.br

Telefone: (11) 9 3279-5275

Instagram: @saboresdamontanha_br

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *