Ao montar ou até mesmo renovar uma cozinha, seja em casa ou no trabalho, sempre surge a dúvida sobre escolher o fogão industrial ou o convencional. Apesar de os dois servirem praticamente para o mesmo, entender a diferença entre ambos é importante para adquirir o eletrodoméstico que melhor se adeque a cada necessidade.
O que é um fogão industrial?
Antes de mais nada, o fogão industrial é um eletrodoméstico projetado para ambientes que possuem um grande volume de preparo de alimentos, como restaurantes, cozinhas industriais, lanchonetes, etc.
A potência é o seu grande diferencial, já que ele possui queimadores maiores e a chama é bem mais forte que dos modelos convencionais. Com isso, é possível ter um tempo menor de cozimento, possibilitando o preparo de grandes quantidades de comida ao mesmo tempo.
Além disso, geralmente, esses tipos de fogões são fabricados em aço inoxidável, deixando-os mais resistentes ao uso intenso e facilitando a limpeza. Como eles são moduláveis, podem se adaptar a qualquer espaço e às necessidades da cozinha profissional.
O que é um fogão convencional?
Também conhecido como fogão comum, é o que encontramos na maioria das residências — não somente no Brasil, mas mundo afora. Seu uso é destinado a casas e apartamentos, por conta de sua potência menor, já que é projetado para o cozimento de pequenas quantidades de comida.
O seu design é voltado para a praticidade e o conforto, com opções que podem variar, como forno embutido, grades esmaltadas e acendimento automático. Além disso, ele costuma ser mais compacto, ideal para cozinhas menores, fora a grande variedade de modelos e tamanhos, que atendem a diversos orçamentos e decorações.
Quais são as principais diferenças entre os dois modelos?
A principal diferença entre esses tipos de fogões é o seu desempenho e a sua aplicação no dia a dia. O fogão industrial procura aguentar jornadas longas e repetitivas, o que possibilita o preparo de várias receitas ao mesmo tempo, sem perder a eficiência. Já o fogão convencional foca na economia de gás, no conforto e na praticidade para o uso rotineiro.
Outro ponto de divergência é a durabilidade e a robustez dos materiais usados para compor ambos. Enquanto o fogão comum é geralmente fabricado com peças que priorizam o visual e o conforto, o industrial é feito para ser resistente, com menos detalhes estéticos e mais funcional.
Como economizar em ambos os fogões?
Independentemente do modelo escolhido, o tipo de abastecimento de gás pode gerar uma economia relativamente grande na cozinha. Em ambientes profissionais que utilizam o fogão industrial, o uso de gás a granel é a melhor opção.
O gás a granel é fornecido em grandes quantidades, armazenado em tanques e monitorado por empresas especializadas. Isso reduz o custo por litro. Ele também garante fornecimento contínuo, sem trocas frequentes de botijões — algo comum no uso de fogões convencionais.
Além de mais econômico, o gás a granel oferece segurança e praticidade. É uma ótima escolha para cozinhas de alto desempenho que usam fogões industriais.
0 comentários